No passado dia 3 de fevereiro iniciou-se em Espinho, a 4ª geração de Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G). Este projeto, denominado por “Espinho Vivo”, resultou de convite endereçado ao Município de Espinho, em janeiro de 2019, pelo Instituto da Segurança Social, I.P.
O CLDS-4G “Espinho Vivo” é um projeto concelhio, sob coordenação da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE), a ser implementado por uma parceria tripartida entre esta entidade, o Centro Social de Paramos (CSP) e a CERCIESPINHO, enquanto instrumento de combate à exclusão social, aumentando os níveis de coesão social, a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento sustentável.
O projeto desenvolverá um conjunto de 18 atividades divididas por três eixos de intervenção, vocacionados para o emprego e empreendedorismo, para o apoio às famílias, crianças, jovens e adultos, e para o desenvolvimento de ações junto da população mais idosa. Neste sentido e atendendo ao público-alvo tão vasto do CLDS 4G, o desenvolvimento de parcerias com outros agentes locais e regionais será de grande valia para a sustentabilidade e eficácia das intervenções.